Percorrendo furos e rios de Cametá chega-se a região das ilhas, onde é possível avistar a maior concentração de uma elegante palmeira – o açaizeiro. Fruto pequeno, arredondado e de cor arroxeada, o açaí é considerado pela população mais do que uma fruta e sim um hábito alimentar, pois é consumido diariamente de diversas maneiras, destacando-se o principal prato da culinária cametaense, o açaí com Mapará.
O museu funciona desde 1968 com acervo constituído de quadros, documentos históricos, louças, móveis e objetos de ferro. O local procura resgatar a memória e história do povo cametaense e é muito frequentado por estudantes.
Cametá é conhecida como a terra dos notáveis - berço de muitos personagens da história e da política paraense. Outro acontecimento importante foi o movimento popular da Cabanagem, fato que marcou a história desse lugar, assim como a forte religiosidade contada através de belas igrejas como a da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a de São Benedito e pela Catedral de São João Batista. Cametá surpreende o visitante pela existência de palacetes, casarões azulejados e monumentos espalhados por toda cidade.