Pular para o conteúdo principal
Belem...

Um dos mais conhecidos cartões-postais de Belém, o mercado Ver-o-Peso representa toda a riqueza cultural do povo paraense. Suas frutas e peixes fresquinhos, as erveiras e suas receitas de encantamento; os habilidosos artesãos e seus riquíssimos artefatos são encontrados lá.

No estado do Pará acontecem muitos Círios, mas o maior deles é o de Belém. No segundo domingo de outubro, mais de 2 milhões de pessoas vão ao encontro da padroeira da Amazônia: Nossa Senhora de Nazaré. Durante sua festividade acontece diversas procissões e intensa programação religiosa.

Concentrado no bairro da Cidade Velha, o Centro Histórico de Belém é uma grande referência do nosso patrimônio cultural. Onde estão situados os principais pontos turísticos como casarões antigos, igrejas, museus, palacetes entre outros.

Construído nos tempos áureos da borracha para receber grandes espetáculos, o Theatro da Paz possui estilo neoclássico e foi inspirado no Teatro Scalla de Milão. Sua acústica é perfeita, além de possuir uma vasta programação cultural, como o Festival de Ópera da Amazônia.

Residência oficial dos governadores do Estado, até os anos 80, passou por uma reforma e transformou-se em um espaço turístico cultural. No local funcionam a Secretaria da Cultura, o Teatro Gasômetro, um restaurante, além de ser um excelente e belo parque para caminhar.

 

O Instituto Evandro Chagas chama atenção não só por sua arquitetura histórica, mas por se dedicar à saúde dos brasileiros e, em especial, a dos paraenses. Considerado referência em pesquisas de microorganismos, medicina tropical e patologias da Amazônia como a febre amarela.

Instalado no antigo Prédio Episcopal, no bairro da Cidade Velha, o museu possui mais de 320 objetos sacros – datados dos séculos XVII ao XX, mas o detalhe da iluminação especial chama atenção para a riqueza das obras expostas. O prédio também abriga uma galeria, uma lanchonete e uma loja de artigos regionais.

Foi construída pelos jesuítas com mão de obra indígena. Dentro dela estão os púlpitos, o altar-mor e os retábulos laterais, todos em madeira. A parede de pedra com três imagens de santos e a belíssima sacristia enriquecem o cenário. Atualmente o espaço recebe programações artísticas, além de missas e casamentos.

Abriga peças da maior manifestação religiosa da Amazônia – o Círio de Nazaré. São ex-votos recolhidos durante as procissões e representam a fé dos promesseiros, traduzidas em objetos de cera, roupas, livros, cartazes, barcos, casas e fotos. Mantos antigos, corda e documentos históricos também compõem o acervo.

Instalado no palácio Lauro Sodré, antiga sede do governo, o museu possui peças como mobiliários de época, quadros, esculturas, objetos utilitários e de adorno do período Art Noveau. O museu promove ainda exposições temporárias e uma variada programação cultural com apresentações de músicas populares e clássicas.

No Centro Histórico de Belém está o Palacete Azul, construção imponente em estilo imperial brasileiro que abriga o Museu de Arte de Belém. Seu acervo é composto por mobiliário, pinturas, fotografias, cerâmicas, objetos de interior e esculturas. O museu também expõe a produção artística e cultural de Belém.

Local cercado por mangueiras centenárias e muito apreciado por famílias, principalmente nos finais de semana, devido a intensa programação cultural, pela feirinha de artesanato e pela culinária regional. A praça abriga o Theatro da Paz, o Teatro Waldemar Henrique, monumentos, coretos e o Bar do Parque, considerado o ponto de encontro de artistas.